Responsabilidade social
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A responsabilidade social do Grupo JAF não se resume apenas a uma política de mecenato.

Comprometemo-nos com os valores e ideais que defendemos desde sempre, imprescindíveis para reforçar a ligação da JAF com a sociedade.

O Grupo JAF tem entre os seus valores um profundo sentimento solidário resultante do seu fundador, reconhecido como sendo um empresário de visão futurista e espírito inovador, existindo uma constante preocupação em manter os valores culturais e a identidade empresarial assente numa participação de cidadania ativa e responsável na sociedade.

Assumindo-se como sendo uma empresa socialmente responsável, tendo como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de iniciativas sociais, culturais e científicas.

Objetivos Gerais
Acrescentar valor com base nas melhores práticas internacionais
  • Criar valor na perspetiva do acionista e da sociedade em geral;
  • Abordagem preventiva e prospetiva dos riscos decorrentes dos impactos económicos, sociais e ambientais do negócio integrando-os no modelo global de gestão;
  • Cultura baseada na qualidade, rigor e orientação para o cliente;
  • Aumentar a produtividade e eficiência de processos visando atingir elevados níveis de desempenho operacional de acordo com as melhores práticas internacionais e de mercado.
Eco-eficiência e Inovação
  • Fazer mais com menos reduzindo o consumo de recursos e incrementando a eficiência na sua utilização;
  • Procura constante de melhorias no plano ambiental que potenciem paralelamente benefícios económicos;
  • Forte incentivo à inovação como fator crítico de aumento da competitividade estimulando o crescimento, diversificação e criação de novas oportunidades de negócio.
Proteção do meio ambiente
  • Minimizar o impacto ambiental das atividades do Grupo integrando a perspetiva ambiental nos processos e sistemas de gestão;
  • Promover e participar em iniciativas de sensibilização e preservação dos valores ambientais.
Ética empresarial
  • Observância de critérios éticos na promoção dos valores, cultura e modelo de gestão do Grupo;
  • Respeito pelas pessoas e pelos seus direitos.
Diálogo com as partes interessadas
  • Transparência e abertura no relacionamento com as partes interessadas;
  • Comunicação regular e sistematizada com as partes interessadas visando auscultar e integrar as suas preocupações;
  • Relato objetivo e credível do desempenho económico, social e ambiental.
Gestão do capital humano
  • Traduzir a dimensão humana e o respeito pelas pessoas na estratégia e políticas de gestão de recursos humanos;
  • Valorizar o emprego e a progressão na carreira, estimulando a aquisição de competências através da formação contínua e da aprendizagem ao longo da vida;
  • Criar condições de trabalho motivadoras e compensadoras mediante políticas remuneratórias e de incentivo que favoreçam a excelência e o mérito;
  • Garantir os mais elevados padrões de saúde e segurança no trabalho;
  • Adotar práticas de recrutamento e seleção não discriminatórias e que promovam a igualdade de oportunidades;
  • Apoiar ativamente a transição da escola para a vida ativa promovendo a formação qualificante;
  • Estimular o envelhecimento ativo visando o equilíbrio geracional dos recursos humanos no quadro de uma política laboral responsável e socialmente sustentável.
Apoio ao desenvolvimento social
  • Apoiar iniciativas de carácter social, educativo, cultural e ambiental promovidas ou em parceria com entidades externas;
  • Contribuir através da ação mecenática para o desenvolvimento sócio-económico das comunidades onde desenvolve a sua atividade.
Programa de responsabilidade social

O Programa de Responsabilidade Social do Grupo JAF tem como objetivo dar expressão organizada à Visão, Estratégia e ao Compromisso e Adesão do Grupo aos princípios do desenvolvimento sustentável.

Estabelecendo como objetivo estratégico e eixo fundamental de intervenção o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental das comunidades onde se insere, o Grupo JAF reforça o relacionamento com as suas partes interessadas no quadro de uma cidadania empresarial ativa e participativa.

Esta abordagem metodológica afigura-se crucial para dar uma resposta mais eficiente aos problemas através da articulação e concertação de esforços numa lógica de complementaridade e estrategicamente orientada para intervir em áreas onde o setor público ou privado apresentam maiores dificuldades de cobertura.

Desta forma, o Programa de Responsabilidade Social encontra-se estruturado através da adoção de um conjunto de objetivos gerais em que se traduz a sua concretização.